Quem passava pela Rua Marquês de São Vicente, na tarde desse domingo (07/10), levava um susto ao ver o “José Dirceu” ali, batendo papo num botequim. Olhava de novo… Seria um sósia? Nessa hora, passava a atriz Analu Prestes, e uma jornalista quis saber: “Esse homem é a cara de quem?” E ela imediatamente disse o nome do petista.
Perguntado, o carioca, morador da Gávea, explicou que, quando está de terno e gravata, é sempre confundido com o político, a ponto de ir logo avisando, antes que lhe peçam alguma coisa ou perguntem algo sobre o Mensalão: “Para, eu não sou o cara!”. A pessoa em questão também é José, só que José Roberto, que se recusa a dizer o sobrenome. Foi aí que um frequentador do bar se meteu na conversa: “Não quer falar? Então é parecido com o Zé Dirceu”. Nessa hora, passava uma moradora com seu cãozinho, que escapou da coleira; Zé Roberto correu para salvá-lo, quando a mesma pessoa disse: “Com esse gesto, ele foi ou não foi parecido com o Zé Dirceu?” (Julgando sem conhecer, hein, gente!)
E assim continuou: “É parecido, não é parecido….” – o assunto virou brincadeira. “Olha a camisa vermelha do PT”, brincou outro frequentador. Concluindo: trata-se de um procurador que trabalha numa multinacional (mais que isso ele não informa). Descobrimos seu nome completo: José Roberto Queiroga de Albuquerque. É ou não é parecido com o Zé Dirceu?