Psicóloga gratuita, boa ouvinte, ombro amigo. A artista plástica Ana Teixeira tem colecionado novas “atividades” durante os últimos anos, por conta de sua pesquisa em arte relacional – como a ação que realizou em São Paulo e Buenos Aires, há alguns anos, chamada “Troco maçãs por desejos”. Abordadas pela artista, as pessoas escreviam um desejo num papel e ganhavam uma fruta.
A paulista, que já fez a performance em países como Espanha, Itália, Portugal e Dinamarca, traz agora, para o Rio, “Escuto Histórias de Amor”. No dia 18 de setembro, às 11h, na Central do Brasil, e no dia 19, às 16h, no Largo do Machado, a artista vai armar sua cadeira, pegar seu tricô – o mesmo há anos – e simplesmente ficar à espera de quem quiser sentar-se ao seu lado para desabafar ou apenas bater papo.
Ana não grava as conversas nem as guarda e, se houver algum registro em vídeo, será sem som. A ideia é que aconteça tudo naquele momento, de forma natural e espontânea. Também no dia 18, Ana participa de um debate no Oi Futuro Flamengo, dentro do projeto “Inter-Agir”, sobre as relações humanas e as redes tecnológicas.