A ArtRio 2012 recebeu 74 mil pessoas em sua segunda edição, que terminou nesse domingo (16/09), nos armazéns do Píer Mauá. Os sócios Alexandre Accioly, Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho não têm do que reclamar: as 120 galerias dos quatro galpões ficaram lotadíssimas, tiveram ótimas vendas e eram elogiadas pelos visitantes, fossem eles ou não do meio.
“Acreditamos que a ArtRio consolidou sua marca no cenário brasileiro e internacional de arte. O sucesso da feira pode ser confirmado pelo número de público presente e pela qualidade das galerias participantes, que trouxeram as melhores obras de seus acervos”, disse Brenda, criadora do evento.
Além disso, a ArtRio, que dobrou de tamanho, contou com a participação de importantes galerias como a Gagosian, a White Cube e a David Zwirner, colecionadores como Ella Cisneros e o curador do MoMa, Jay Levinson, estiveram lá, além de estrangeiros curiosos. Nos próximos meses já começam as inscrições das galerias para o ano que vem, quando a feira vai acontecer entre 5 e 8 de setembro. Até lá, os organizadores do evento visitam outras feiras internacionais, para continuar a “aproximação de públicos”. O que não é exatamente um programinha, digamos, pra se entediar. Aos que adoraram e acharam que durou pouco – foram cinco dias de feira -, as ações do movimento vão ter continuidade o ano inteiro, é só conferir as atividades no portal www.artrio.art.br.
A jornalista Raquel Silva fotografou personagens que, de alguma maneira, contribuíram com o evento: direta ou indiretamente cada um fez ali a sua arte, por assim dizer. Veja fotos na Galeria – em ordem alfabética.