Ignez Barretto, coordenadora do Projeto Segurança de Ipanema (PSI), já recolheu mais de 18 mil assinaturas para seu projeto de preservação da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, onde o Governo pretende construir uma nova estação de metrô, que acabaria com o espaço. Segundo ela, “o Prefeito não fala nada, o Governador não fala nada, ninguém fala nada. A população mostra interesse, mas nenhuma audiência pública foi feita. É como se estivéssemos batendo em muro de concreto: nada acontece”.
Por isso, uma maquete será inaugurada nesta sexta feira (31/08), às 11h, na esquina das ruas Maria Quitéria com Visconde de Pirajá: no lugar e do jeito que o povo quer. Em tamanho real, uma grande lona será colocada no espaço onde os moradores desejam que a construção seja feita. Um efeito visual vai simular uma escada, as grades serão colocadas, assim como placas com o nome da estação… Tudo planejado de acordo com a vontade da população ipanemense.
No evento, serão distribuídos folhetos e adesivos com propostas do PSI, com o objetivo de preservar o espaço lúdico da praça, seu comércio de rua e a liberdade que ela transmite. Entre as quais, a de uma obra completamente subterrânea, que não atinja a superfície da praça, muito menos as árvores dali, centenárias. Há também a reivindicação de que os acessos sejam construídos fora da praça, para evitar o “trânsito” por ela.