Sobre nota dada aqui, falando da maquete que vai ser inaugurada nesta sexta feira (31/08), às 11h, na esquina das ruas Maria Quitéria com Visconde de Pirajá, sugerindo o que o povo quer para a linha 4 do metrô, quando Ignez Barretto, coordenadora do Projeto Segurança de Ipanema (PSI), disse que “o Prefeito não fala nada, o Governador não fala nada, ninguém fala nada”, segue esclarecimento do Governo do Estado:
-“A Linha 4 do Metrô foi amplamente debatida com a população. O projeto foi alvo de duas audiências públicas, no Leblon e na Rocinha, apesar de a legislação exigir a realização de apenas uma.
-O projeto é 100% sustentável, já que haverá replantio com mudas das árvores que precisarem ser removidas. OBS: metrô é o meio de transporte de massa mais ambientalmente correto porque retira veículos da rua, retirando a emissão de gás carbônico do ar.
– Os acessos às estações da Linha 4 foram definidos a partir de estudos que levaram em conta critérios de engenharia, segurança, comodidade e demanda.
-As obras da Linha 4 na Zona Sul vão utilizar o TBM (Tatuzão), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos do metrô de Ipanema à Gávea – sem explosões e sem a necessidade de abrir valas na superfície — método construtivo seguro e usado em todo o mundo.”