[top5titulo]
O carioca Shmuel Lemle, engenheiro formado pela PUC-Rio, nunca imaginou que a espiritualidade seria uma das coisas mais importantes da sua vida, até descobrir a Cabala. Começou a estudar nos Estados Unidos e, desde 2000, é professor de muito sucesso entre cariocas e paulistas. Além das aulas, Shmuel oferece aconselhamento pessoal, é tradutor de vários livros e, ainda, articulista de jornais e revistas.
Aqui ele ensina, de maneira superficial, sabedorias para melhorar a vida. Para quem tiver maior interesse no assunto, a partir do próximo dia 16 começa mais um curso de Introdução à Cabala, onde Shmuel dá aulas de maneira informal, ligadas ao cotidiano das pessoas – de jeito simples, sem ser chato nem insistente com nada. Discute o sentido da vida, o motivo da existência humana, o que traz plenitude e satisfação, o desenvolvimento do Bem e do Amor… Coisas que todo mundo deveria saber!
Veja as 10 dicas de Shmuel:
[/top5titulo]
numero:1
Ser proativo
Ser proativo é ser a causa, e não o efeito. Normalmente, surge um problema e reagimos a ele. Proatividade significa entrar em ação antes que o problema aconteça.
Durante o dia, lembrar-se de Deus
Quando alguma coisa boa acontecer, agradecer e saber que veio da Luz do Criador. Quando acontecer alguma coisa desagradável, também saber que veio da Luz e que é pelo seu bem, mesmo que você ainda não entenda como..
Dar aos outros o beneficio da dúvida
Costumamos julgar os outros rápido demais. Para nossos erros, porém, sempre temos justificativas e racionalizações. Conceda aos outros a mesma benevolência com que você julga a si mesmo.
Ver o bem
Somos uma mistura do bem e do mal. Quando você se esforça para ver o bem, desperta o bem. É uma escolha sua em que você quer focar sua consciência: no bem ou no mal. Escolha ver o bem na vida, no mundo, nas pessoas.
Ter um momento no dia para oração ou meditação
É bom criar uma disciplina, ter sempre o mesmo horário e não deixar de fazer. Recomendo todo dia logo de manhã.
Dizer “eu não sei”
Quando não souber, diga “eu não sei”, mesmo se as pessoas esperam que você saiba – não é vergonha não saber. Reconhecer que nada sabemos é uma grande sabedoria. Além disso, quem acha que sabe tudo envelhece, enquanto “eu não sei” renova e rejuvenesce.
Olhar para o céu
É bom morar numa casa que tenha uma janela grande por onde você sempre possa olhar para o céu e se lembrar da grandeza de tudo e de sua própria pequenez e insignificância. Isso traz humildade, que é fundamental para ser feliz.
Saber que o mundo inteiro foi criado para você
Isso traz uma grande responsabilidade. Somos responsáveis uns pelos outros e nossas ações influenciam o mundo inteiro, mesmo que ninguém esteja vendo. Há um olho que tudo vê. Assuma responsabilidade, saia da posição de vítima.
Sorrir
Quem fica de cara amarrada está centrado em seu próprio eu e se fecha para o mundo. Um sorriso transmite a seguinte mensagem: “Estou aberto e receptivo”. Um simples sorriso pode fazer a diferença para a outra pessoa. E não custa nada..
Amar é compartilhar
Ame a vida. Ame seus filhos, seu marido, sua mulher. Ame acordar de manhã. Ame viver. Ame o Criador que nos dá todas essas dádivas. Para demonstrar esse amor, compartilhe constantemente. Quem compartilha cria uma afinidade com a Luz e recebe cada vez mais.