Um cartaz pendurado na parte externa do Bar Belmonte, no Jardim Botânico, anuncia a promoção de tulipa de chope às segundas e terças. No entanto, não é o preço que mais chama a atenção, e sim uma observação ao final: “Não servimos sem colarinho”.
O padrão, não só no Belmonte, mas na maioria dos bares, é servir a bebida com dois ou três dedos de colarinho (a parte branca da espuma). Mas e se a pessoa preferir de outra forma, a casa vai respeitar a máxima “o cliente tem sempre razão”?
Um funcionário do Belmonte, por telefone, gaguejou ao tentar explicar a ressalva do cartaz. Disse que era uma regra válida apenas para os chopes promocionais e que seria uma determinação da AmBev. A assessoria da AmBev, por sua vez, afirma que não existe tal tipo de exigência em relação à forma de servir os chopes de suas marcas, e que os bares e restaurantes parceiros passam por um treinamento da Real Academia do Chopp. Nesse “intensivo”, sim, há uma orientação para que a bebida seja servida com colarinho.