Os moradores de Ipanema estão muito ansiosos, aguardando a posição do Governo do Estado sobre um projeto da construção da estação do metrô da Praça Nossa Senhora da Paz. Ali consta uma sugestão com total viabilidade técnica, que preservaria a praça integralmente em seu uso e cobertura verde – tão importante na sustentabilidade do bairro.
A estação ficaria no subsolo da Visconde de Pirajá, e não da praça, entre Maria Quitéria e Garcia d’Ávila. Seria construída em shield, um tipo de obra feito de forma totalmente subterrânea e que não afetaria o trânsito nem precisaria deslocar as garagens no trecho da Visconde de Pirajá entre aquelas ruas. “O impacto ambiental seria nulo uma vez que o arvoredo não seria nem tocado, os transtornos de trânsito, muito minimizados, sem poeira nem barulho, e com a praça aberta durante toda a obra para a população”, diz Ignez Barretto, coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema.
Ela afirma ainda ser uma obra absolutamente viável em termos técnicos, um pouco mais cara do que a feita a céu aberto, mas que, por outro lado, não comportaria as compensações ambientais que, na proposta do governo, estão orçadas em 1.628.000.000,00 (um bilhão seiscentos e vinte e oito milhões de reais). Foi enviado e-mail para o chefe e o subchefe da Casa Civil do Governo do Estado, Régis Fichtner e Rodrigo Vieira.