A Flip – Festa Internacional Literária de Paraty já começou, mas alguns de seus convidados aproveitam para participar também da Flupp – uma versão, digamos, mais popular e acessível do festival. O I Festival Literário Internacional das UPPS, que vem percorrendo as comunidades cariocas pacificadas, vai reunir, na próxima segunda-feira (09/07), a partir das 14h, no Casarão dos Prazeres, no Morro dos Prazeres em Santa Teresa, Jonh Freeman, Cynan Jonas, Zoé Valdés, Paulo Scott e Hanif Kureish. “Vou fazer uma mesa com a cubana Zoé Valdez sobre o tema ‘popularização da literatura pela linguagem’. Como sempre digo, a escrita simples é a tradução da complexidade. Escrever fácil é muito difícil! Por onde vou, repito esta frase”, diz o escritor Felipe Pena.
Na quarta-feira (11/07), os encontros acontecem a partir das 11h no Espaço Criança Esperança, no Morro do Cantagalo em Ipanema. Os convidados são David Trueba, Malcolm Barral, Dulce Maria Cardoso, Ana Maria Machado, Teju Cole, Douglas Mayhew, Suketu Mehta e Luis Eduardo Soares.
Desde abril, a Flupp já fez encontros em 14 comunidades e dois batalhões de polícia. “Agora teremos esse conjunto expressivo de autores da Flip, numa generosidade incomensurável da Festa, que fez a mediação para nós. No encontro no Cantagalo, também teremos atividades infantis, com vários atores lendo clássicos da literatura brasileira”, completa Júlio Ludemir, escritor e um dos criadores da Flupp.