Foi noticiado na imprensa sobre o barulho do gerador da casa de Fernanda Montenegro levar os vizinhos à loucura, em Secretário, pertinho de Petrópolis (região serrana do Rio). Talvez, por isso mesmo, outras pessoas que também têm casa no local, resolveram falar: sofrem do mesmo problema com a escritora Maria Carmem Barbosa, que tem casa ali há 15 anos, desde a época em que nem existiam vizinhos.
Maria Carmem, autora de sucessos na Globo, como “Sai de Baixo”, “Toma lá, dá cá”, “Salsa e Merengue” e outras tantos, é o que se pode chamar de uma pessoa civilizada, ou seja, aquela que tem respeito pelo outro: “Já pensei até em vender a casa e, às vezes, deixo de ir pra lá, por essa razão; na verdade, somos todos vítimas da Ampla (distribuidora de energia elétrica)”.
A novelista esclarece, ainda, esperar que todos se rebelem contra isso. Com frequência, ela não pode usar a Internet, por não ter luz segura e precisar apelar para geradores. E conclui: “Evito ligar o gerador o máximo que posso exatamente por isso. No Rio, a conta é um terço do que pago lá. Me sinto explorada pelas instituições”. Além de Maria Carmen, outros conhecidos têm casa em Secretário, caso do diretor da Central Globo de Comunicação, Luis Erlanger, da atriz Letícia Spiller, da dançarina Deborah Colker…