Que tal aproveitar a Rio +20 para fazer uma maratona cultural? O roteiro pode começar pelo Cais do Porto, onde a artista plástica paulistana Ruth Slinger apresenta a instalação “Cine Rio+20”. Dentro de um carro, colagens mostram belezas brasileiras e oferecem uma reflexão sobre as transformações da natureza. O trabalho faz parte do evento “Drive-in Rio” e fica até o dia 22 de junho no Armazém da Utopia.
Partindo para o Centro, a próxima parada é no Centro Cultural da Justiça Federal. Lá, René Machado apresenta “Captura”, sua primeira individual com obras que despertam o humor através de personagens de cartoon, mas que, ao mesmo tempo, denunciam o comportamento violento do homem contra a natureza. Atravessando a Avenida Rio Branco, vale assistir a algum dos documentários do GoodPlanet Film Festival no Cine Odeon. “Amazônia Eterna”, do brasileiro Belisário Franca, tem estreia mundial no evento.
Para completar, um passeio por Santa Teresa, para visitar “Caminhos – Volta ao mundo de bicicleta”, que reúne 40 fotos, vídeos e mapas do arquiteto Argus Caruso. A exposição comemora dez anos do projeto “Pedalando e educando”, que resultou em 35 mil quilômetros por 28 países em três anos e meio de viagem sobre duas rodas. A visitação vai até o dia 17 de agosto, no Casarão dos Prazeres.