Leonardo Metsavaht, médico de sucesso e consultor de Ciências da Saúde e Esporte do projeto “Brasil Vale Ouro”, esteve na Centro de Pesquisas da Universidade de Loughborough, em Londres, com Ricardo Piquet, diretor da Fundação Vale, e Flávia Fonseca, gerente de Esportes da Fundação e coordenadora do projeto, para estreitar laços com a universidade – o centro esportivo mais importante do Reino Unido e um dos mais conceituados do mundo.
O “Brasil Vale Ouro” dá treinamento esportivo e ensino técnico a jovens atletas, desde 2008, em oito “Estações Conhecimento” espalhadas pelo Brasil. Por isso, o trio busca aumentar a eficiência da inclusão social e do desempenho esportivo, por meio de tecnologias avançadas. Para isso, foram apresentados a novidades tecnológicas que já serão usadas nos jogos olímpicos deste ano e servirão como inspiração para os jogos da Rio 2016. Além disso, Metsavaht, Piquet e Flávia conheceram o Cristal Palace: complexo multiesportivo onde as equipes olímpicas brasileiras vão se alojar e treinar até a abertura dos jogos.
Quanto ao projeto, já está em construção o Centro de Excelência Esportiva, que tem previsão de inauguração para o ano que vem, no Rio.