[top5titulo]
O carioca Felipe Eiras, além de estilista talentoso (da marca O Eiras A Lomba), entende muitíssimo quando o assunto é cuidado com roupas e acessórios. Depois de estudar na Esmod, em Paris, curso de construção de roupa em alta-costura, passou a valorizar ainda mais o tema. Eiras é dedicado ao assunto, tanto que sabe até as peças que sofrem bullying ou ainda o bichinho-da-seda que vem à noite, atrás daqueles que destroem as roupas numa máquina de lavar. Isso existe – Felipe sabe o que diz, não duvide!
Veja as dicas que ele dá pra você:
[/top5titulo]
numero:1
Tricot
Nunca pendure em cabides! Eles deformam a peça toda; prefira saquinhos de algodão para protegê-los e deixe sempre dobrados. Isso permite uma durabilidade maior da peça e ainda evita que você sofra o castigo aplicado por Joan Crowford – interpretado pela atriz Faye Dunaway no filme “Mamãezinha querida” – em sua filha Christina: surra quando suas roupas estavam penduradas em cabides de ferro!!!
Vidente
Não “faça a mãe Dinah” quando não souber lavar a sua roupa: sempre olhe a etiqueta de composição. A forma de conservação está ali, aqueles símbolos não são meramente ilustrativos!!!!
Couro
Ao adquirir uma peça dessas, na verdade, você comprou um bichinho de estimação que precisa de um lugar confortável e arejado para ficar, passear regularmente, e carinho! Opte por cabides largos e com proteção de silicone nas garras (caso de calças e saias); nunca dobre a peça, que deve estar em um lugar sem umidade. Periodicamente, deixe-a exposta ao ar, na sombra, fora do armário. E não se esqueça: o couro é uma pele que deve ser hidratada com produtos específicos para isso.
Sedas
O fio desse tecido é muito delicado. As roupas devem ser protegidas com uma capinha de algodão no armário, especialmente aquela que lhe custou uma fortuna !!!! Garras de silicone ou pendurar pelas alcinhas internas dão uma boa ajuda. Segundo a lenda, o bichinho-da-seda vem à noite, atrás daqueles que lavam (e destroem) essas peças na máquina de lavar.
Cintos de couro
Não deixe seu cinto gordinho! Não dobre, enrole ou pendure ao meio – deixe-o pendurado pela fivela, esticadinho, fininho …. Bem magrinho! Para deixar a fivela brilhando e polida, use estopa e cera.
Sapatos
Loucura de 10 em 10 pessoas com juízo, essa peça deve sempre ser guardada com a sola tocando o chão, nunca de lado!!! Os de couro devem ser limpos com escovas macias e produtos apropriados, inclusive por dentro. Mousses, graxas especiais sempre ajudam, assim como os sprays que eliminam odores. Os de tecido têm um cuidado maior: não podem ser molhados, pois podem ficar manchados com marca d’agua.
Roupas com pedras e bordados aplicados
Essas peças são as que sofrem bullying !!! Devem ser separadas das outras e, de preferência, com a aplicação coberta, pois, como são agressivas, podem desfiar as colegas de armário.
Joias e bijoux
Por decreto-lei, joias devem ficar em caixas, forradas de veludo. As bijoux, especialmente com pedras ou aplicações de madeira, devem ter essas partes envolvidas em flanelas, para evitar que se arranhem ou fiquem machucadas. Atenção especial às pulseiras largas..
Óculos
Por regra, deviam estar todos em caixinhas e com as lentes cobertas com flanelinhas. Caso sua coleção seja gigante e falte espaço, coloque a peça enrolada em um tecido macio e dentro de um saquinho de algodão. Quando for carregar na bolsa, sempre, sempre na caixinha, pois os outros objetos podem arranhar.
Chapéu
Eles são iguais aos gremlins: jamais podem ser molhados !!!! Evite deixá-los expostos ao ar livre; guarde-os em uma caixinha. E a melhor limpeza: escova macia e vinagre, mas não em excesso, pois não é uma salada!!!