Foi publicado aqui que Millôr Fernandes deixou muitas coisas inéditas, entre elas, um pequeno livro sobre aquele que o jornalista, teatrólogo, cartunista, dramaturgo, roteirista, tradutor e escritor dizia ser quem mais amou na vida: o poodle Igor, que morreu há mais ou menos cinco anos. Millôr deixou também esse desenho com o seu cãozinho. E, para acompanhar, aí vai a tradução de “As dez coisas que um cão quer de sua gente” feita por MF.
The Complete Book of Dog Care (de Ulrich Klever), com a sensibilidade e a inteligência de MF. Certamente, aí tem também a influência do amor ao Igor, seu poodle
AS DEZ COISAS QUE UM CÃO QUER DE SUA GENTE
1 ─ Minha vida deve durar entre 10 a 15 anos. Qualquer separação de você será muito dolorosa para mim.
2 ─ Me dê algum tempo para entender o que você quer de mim.
3 ─ Tenha confiança em mim – é fundamental para o meu bem-estar.
4 ─ Não fique zangado comigo por muito tempo. E não me prenda em nenhum lugar como punição. Você tem seu trabalho, seus amigos, suas diversões. Eu só tenho você.
5 ─ Fale comigo de vez em quando. Mesmo que não entenda as suas palavras, compreendo muito bem sua voz e sinto o que você está me dizendo.
6 ─ Esteja certo de que, seja como for que você me trate, isso ficará gravado em mim para sempre.
7 ─ Antes de me bater, lembre sempre que eu tenho dentes que podem feri-lo seriamente, mas que eu nunca vou usar contra você.
8 ─ Antes de censurar por estar sendo vadio, preguiçoso ou teimoso, pergunte se não há alguma coisa me incomodando. Talvez não esteja me alimentando bem. Pode ser que esteja resfriado. Ou é apenas meu coração que está ficando velho e cansado.
9 ─ Cuide bem de mim quando eu ficar velho; você também vai ficar.
10 ─ Não se afaste de mim nos meus momentos difíceis ou dolorosos. Nunca diga: “Prefiro não ver”. Ou “faz quando eu não estiver presente”. Tudo é mais fácil para mim com você do meu lado.