Já está nas mãos e no “coração” de Eduardo Paes sancionar ou não o Projeto de Lei (n° 367/2009) do vereador Carlo Caiado, aprovado na Câmara Municipal esta semana, pelo tombamento da Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Com o gesto, o prefeito pode ganhar, conseguir, conquistar as simpatias e, até, o afeto eterno dos ipanemenses e, obviamente, os votos. Mas tem outros moradores da cidade que são a favor. O fato é que o assunto coloca Eduardo Paes numa certa saia justa, não há como negar!
O espaço, que já foi ameaçado pela construção de um estacionamento subterrâneo, hoje corre o risco de suas árvores serem arrancadas por causa da construção da futura estação do metrô. Há outras formas de se levar o metrô até esse ponto do bairro, sem destruir a praça e sua vegetação. O que a maioria pensa mesmo é que não há necessidade de nenhum metrô ali, uma vez que já existe o da praça vizinha, a General Osório.
Paes sabe muito bem o reconhecimento que o carioca vem dando ao “verde” restante nas ruas do Rio. Quando derrubaram recentemente as árvores na Gávea, as pessoas que lá estavam, sem poder fazer nada, xingaram até a última geração de Eduardo Paes. Atualmente, a Nossa Senhora da Paz é protegida apenas por um decreto, que pode ser revogado a qualquer momento.