Que o Centro do Rio oferece diversas e variadas opções para almoço todo mundo sabe. Mas onde você pode encontrar batatas fritas que não são processadas e congeladas do tipo “fast food”?
Há quatro meses no tradicional Arco do Teles o casal Yves de Roquemaurel e madame Cocinelle (como gosta de ser chamada a mestre cuca Maya) servem pão feito na casa, saladas orgânicas e frescas nos menús que mudam diariamente, isto é, com produtos frescos encontrados no mercado. E as sobremesas têm sotaque francês. Destaque para a Tarte Tatin e para a torta de maça da Normandia.
Eles montaram “kits” (bentô no Japão) servidos em graciosas bandejas vermelhas com uma opção de carne, minitartine, salada ou legumes ou sopa. Você também pode incluir a sobremesa.
O Azeite de Oliva (português) é aromatizado por eles e fica na mesa para você se servir à vontade (ê delícia) mas, se você for pedir a salada peça para eles capricharem na vinagrete pois costuma vir pouquinho. E o sal está sempre disponível pois, sabe como é, francês deixa o tempero do sal a cargo do cliente.
Provei alguns itens do cardápio e destacaria o tapenade (nao é nada fácil fazer esta simples receita) e a salada que realmente é deliciosa. O camarao estava no ponto e bem temperadinho com o leve frescor da ciboulette. O frango caipira eu nao provei mas fiquei com água na boca.
A oferta de vinhos em taça é impressionante. Poucos e bons. Languedoc Rosé Cevennes 2010 (R$ 14,00 a taça), o Cahors de Toulouse para acompanhar carnes e o delicioso Pinot Blanc da Alsace, André Scherer, reserva 2008. O chopp é artesanal.
A decoraçao é simples, o que é muito bom, mas ainda merece algum toque de charme (afinal, os franceses sao mestres em ambientes charmosos). A cerâmica, onde sao servidos os pratos vêm de Sao Paulo. Ponto para o detalhe.
O serviço é atencioso e vai até às 19hs , se der uma fominha no meio da tarde você já sabe onde ir:
A clientela é formada por empresários que trabalham por ali e por franceses (bom sinal a aprovaçao dos conterrâneos). Ticket médio de R$ 45,00.
Quando eu estiver com desejo de fritas de verdade irei ao Centro sem pestanejar.
DROPS INFORMATIVOS:
Coccinelle bistrô
Travessa do Comércio nº 11. De 11h30 às 19h.
Tel.: 21 2224 – 8602.
Vinhos:
François Dupuis
Tel.: 21 2633-8866
www.tastevin.com.br