Por Ary Alonso (Coaching espiritual/cabalista)
É engraçado como temos facilidade para respeitar coisas – instituições, religiões, profissões, negócios, poder e dinheiro -, mas respeitar as pessoas já anda um pouco fora de moda.
As pessoas param no meio da pista de corrida e ciclovia, mas se alguém passa muito perto acham um abuso. As pessoas conversam no caixa de banco ou supermercado, e não estou falando dos nossos idosos que preenchem a vida muitas vezes com isso. Estou falando de não se importar com os outros.
Ora falamos em amor ao próximo, ora passamos a frente da fila porque estamos com pressa ou nos sentimos mais importantes de alguma forma. Afinal, o objetivo da vida não é se tornar importante, mesmo que não se faça nada exatamente de útil, como presidir um país da América Latina?
As pessoas não respeitam a coisa pública porque, afinal, é a única forma de rebeldia que conhecemos, e achamos que aí estamos protestando de alguma forma. Como se os governantes, pelo menos, fingissem importar-se.
O ponto dessa total alienação política, no sentido do trato das coisas públicas apenas, não está nos marginais em que temos de votar, mas na incapacidade de agirmos com algum amor próprio.
Tudo bem que a maioria de nós, especialmente eu mesmo, não sabe se quer escrever. Natural ainda que um pós-graduado em Marketing não saiba fazer um plano estratégico.
No entanto, não se trata de falta de inteligência ou habilidade. Trata-se apenas de baixa estima, de falta de respeito por nós mesmos.
Preferimos, muitas vezes, o risco da vergonha final do que simplesmente admitir que não sabemos alguma coisa e procurarmos aprender.
Viver em harmonia e integração com nossas consciências física e metafísica, corpo e alma, requer o entendimento mínimo de que somos os responsáveis pela realidade que criamos.
O respeito à nossa essência é imprescindível para estabelecermos qualquer outro.
Melhore sua vida com a Consciência da Imortalidade – Coaching individual ou em grupo no Leblon, Ipanema, e na Barra. — [email protected] — (21) 9221 9798 ou 3717 2113