Esse você escolhe, mas, preferencialmente, a baixa estação, que é a mais indicada para viajar, evitando encontrar os destinos abarrotados de turistas “baianos” e conseguir voos com bons preços e boas promoções em hotéis. O clima é mais ameno e agradável na meia estação e a luz, normalmente, muito mais bonita. Os melhores meses eu diria que são maio/junho e setembro/outubro.
O maior dilema, entretanto, é sempre o que levar na bagagem. Eu morei 10 anos (não foram 10 meses!!) na Europa e, mesmo viajando com certa regularidade para cima e para baixo, encontro, ainda, uma tarefa dificílima (quase impossível): o poder de síntese no momento chatíssimo de arrumar as malas. É esse o ponto comum entre você, o seu animal de estimação e a arrumação das malas: cara de um, fucinho do outro!
Para enfrentar essa tarefa complexa, entrei no “weather channel” e liguei para alguns amigos viajados, pedindo conselhos (é mais fácil acreditar neles do que em você mesmo). E cheguei a uma listinha básica, que espero poder ajudar no momento x:
1. Sapatos nunca por Baixo, como ensinavam nossas mães. Esses agora vão por último; prefira as laterais, para não amassar as roupas; um tênis, um sapato de noite, umas havainas e/ou botas.
2. Por baixo de tudo, um jeans (agora estão todos preferindo os “skinny”), mas você é fashionista? Então prefira os mais confortáveis ou “oversize”.
3. Em seguida, duas ou três calças, linho para a primavera/verão e couro ou lã fina para outono/inverno.
4. Duas ou três camisetas; eu opto pelas básicas: pretas, brancas ou cinza.
5. Um blazer preto, bege ou cinza, dependendo da estação.
6. Dois ou três tops (homens devem preferir as camisas sociais) chiques e “sensuais” ou clássicos, dependendo do seu gosto.
7. Um cinto.
8. Uma canga ou pashmina.
9. Três vestidos de noite (no caso masculino, um terno ou apenas dois trajes sociais), de preferência, os pretintos básicos para não ter erro – eles se ajustam a quase todas as ocasiões. Ah! Não leve muitas joias: acabamos sempre “deixando” algumas pelo caminho…
10. Meias e roupas íntimas, num saquinho à parte, assim como a roupa de praia.
11. Não se esqueça de alguns coletinhos, que podem dar aquele charme a mais nas suas produções, sem ocupar espaço demasiado.
12. Bolsas: uma para o dia e outra, para a noite. Lembre que você vai sempre comprar uma coisinha ou outra (nem que seja uma bolsa!!!).
13. Por último, o necessaire. Uh, esse pesa! Compre alguns remedinhos e embalagens compactas e não exagere nos produtos dermatológicos. Não se esquecendo do protetor solar!
(¡) Evite sempre roupas que amassem ou sujem com facilidade.
Boa viagem!
Drops Informativos:
Farmácia Venâncio: (21) 3095-1000
Lojas Americanas (havainas e outros itens para organizar a mala): (21) 4003 1000
Lenny (roupas de praia e complementos): (21) 2227-5537
Osklen (tênis, roupas básicas e/ou tecidos ótimos para a viagem): (21) 2227-6256
Trussardi (necessaire): (21) 2294-2250
Cris Barros (vestidos e tops): (11) 3082-3621
Diesel (jeans): (11) 3841 4000
Ag. de viagens: (11) 3235-4322