O Jóia Brasil vai pra Nova York, dia 10 de setembro, durante o Gala Anual da BrazilFoundation, no restaurante Cipriani. Dez marcas do mercado brasileiro — Andréa Chorovsky, Bárbara Herrmann, Carlos Rodeiro, Éda e Nina Olendzki, Fernanda Lynch, Francisca Bastos, Kamille Bernard, Kristhel Byancco, Lucia Lima e Odara doaram uma jóia para um leilão beneficente. Essa é a segunda ação social do evento para captar recursos apoiando projetos sociais no Brasil.
Cada joalheiro vai expor em uma vitrine no local; a partir daí, as jóias seguem para as galerias de arte Espasso, Ward-Nasse Gallery e R20th Century, escolhidas por Anna Clara Herrmann, curadora do evento.
O Jóia foi criado para promover a joalheria nacional e hoje é a maior exposição de design de jóias dentro dos conceitos de moda, beleza, arte e negócios. O trabalho é reconhecido em todo o mundo, já que as pedrarias nacionais e criatividades são supervalorizadas.
Além da participação semestral no Fashion Rio, já fez cinco apresentações internacionais — o Jóia Brasil at Liberty, em Londres, 2004; o Jóia Brasil at Birk´s, no Canadá, em Toronto e em Montreal, 2004; o Jóia Brasil at Artmosphere, em Palm Beach, 2005; a exposição Jóia Brasil, no andar du Luxe do Printemps de La Mode, em Paris, 2005, e em Los Angeles, durante o Brazilian Film Festival, 2008.