O coletivo de artistas Chelpa Ferro vai ganhar um livro lançado pela Caixa Cultural do Rio, nesta segunda-feira (07/08), na Sala de Cinema 2, no Centro. O livro bilíngüe tem 252 páginas, com fotos e projetos das obras, texto do crítico Moacir dos Anjos e ainda um DVD com registros de shows e instalações sonoras. No grupo, a criatividade e irreverência de Jorge Barrão e Luiz Zerbini, além do editor de imagens Sérgio Mekler, referência no terreno da arte contemporânea multimídia nacional.
Luiz Zerbini conta que um livro era o que faltava no currículo do Coletivo. “Começamos a pensar nisso durante a Bienal de Veneza, em 2005. De lá para cá, acrescentamos obras e tivemos outras idéias, resultando neste trabalho”. Para o crítico Moacir dos Anjos, cada um dos componentes traz de suas trajetórias artísticas individuais, iniciadas na década de 80, a idéia de juntar pedaços de vários lugares e em diversas mídias.
Daí o uso de materiais que vão desde microfones, fios, fitas cassete, televisores, antenas, baquetas, sacolas plásticas e ossos, até outros menos usuais, como periquitos azuis australianos, uma boneca Barbie gigante, uma mesa de pebolim ou um Maverick 74. Serão três mil exemplares, sendo mil unidades distribuídas para os convidados e instituições públicas e privadas, pela Caixa.