A pergunta acompanha os cristãos há séculos – “Quem é o Homem do Sudário?” – e é o tema da exposição internacional que será aberta ao público nessa quarta-feira (10/07), no Espaço Tom Jobim, dentro do Jardim Botânico do Rio. Sessenta peças contam os mistérios em torno do tecido de linho que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo após a Sua morte.
Entre os itens expostos estão o fac-símile do Sudário, produzido em Turim, na Itália, e uma reconstituição artística, feita em bronze, do “Homem do Sudário”, além de réplicas de pregos, coroa de espinhos, tumba e moedas supostamente colocadas sobre os olhos do Salvador.
É uma imagem que o tempo não apaga e, para torná-la ainda mais intrigante, a exposição apresenta um holograma em 3D, em tamanho natural, da figura impressa no Santo Sudário – obra do cientista holandês Petrus Soons, feita com feixes de raio laser.
A mostra é promovida pelo Shopping Leblon e tem Gisella Amaral como embaixadora e o padre Alexandre Paciolli, estudioso do Sudário, como curador. Fica em cartaz até 28/07, para marcar a Jornada Mundial da Juventude, e tem entrada gratuita.