Luisa Mascarenhas: psicóloga virou escritora e vai lançar um livro sobre o mundo virtual /Foto: Divulgação

Luisa Mascarenhas: psicóloga virou escritora e vai lançar um livro sobre o mundo virtual /Foto: Divulgação

Quem nunca pirou no mundo virtual que atire a primeira selfie! Observando o comportamento dos internautas e suas relações com as redes sociais, a psicóloga Luisa Mascarenhas decidiu que seu consultório estava pequeno demais: largou os 12 anos de profissão e resolveu virar escritora. Colocou todas as suas crônicas cotidianas bem-humoradas na página “Pirei Online”, no Facebook. Fizeram tanto sucesso que vão estar no livro “A vida virtual como ela é”, com lançamento nesta quinta-feira (07/12), no POP, Jardim Botânico.

Luisa já ouviu muitos desabafos, inquietações e problemas relacionados ao uso das redes sociais e WhatsApp em seu consultório. “O mundo virtual traz paranoias de todos os tipos – muita gente admitindo invadir o celular dos parceiros, se sentindo enciumada, carente, insegura… Esse assunto tem despertado sentimentos diversos, muitas vezes desconfortáveis”, diz. Na publicação, vários exemplos, como o da mulher que termina com o namorado por desprezar seu comportamento cafona nas redes sociais; da mulher que manda ‘nude’ de segunda mão; da mulher que não quer namorar porque está bombando no Tinder; do cara que não suporta mais assistir à felicidade alheia etc.

Muita gente sem noção? “A Internet deu espaço para que as pessoas se expressem e sejam vistas. Além disso, acho que a vida virtual tem um efeito semelhante ao do trânsito: as pessoas mudam atrás do volante, ficam mais agressivas e impacientes, assim como mudam atrás das telas. Acho que, de alguma forma, elas se sentem protegidas e têm uma certa ilusão de anonimato e de falta de consequências para suas ações. Na página, recebo comentários positivos, mas, de vez em quando, surge alguém mal-educado e grosseiro, geralmente vindo de homens”, diz. Luisa ouviu falar em Psicologia praticamente desde as fraldas; seu pai, Eduardo Mascarenhas, foi um psicanalista muito conhecido no Rio.

Share
Enviado por: Redação

Deixe um comentário