toldo-2

toldo-1

Quem, em um país tropical, não gosta de sombra? A sombra de uma varanda se tornou, na casa tropical, uma necessidade de considerável importância. Desde a nossa colonização, estamos sempre em busca de uma casa que suporte o calor e que amenize a insolação.

Optamos por formas naturais que existem nos recursos arquitetônicos. Prefiro uma arquitetura arejada, com sombras e varandas, a uma casa fechada, ao estilo contemporâneo de países com clima frio e cheia de potentes aparelhos de ar condicionado.

O bem-estar de uma casa tropical está associada a ventilação e a uma insolação controlada – disso não fugimos. O toldo é um recurso bem mais econômico que um telhado e funciona muito bem para a mesma função. Além de não ser permanente, ele é retrátil.

A escolha do material e da cor do toldo é fator importante para a sombra que vai nos proporcionar. A cor escura e um material plástico vão fazer essa sombra ser tão quente quanto estar direto ao sol. Prefiro cores claras e materiais menos sintéticos (misturas de tecido e material plástico) impermeáveis e antiflama.

O toldo, além de tudo, tem um aspecto lúdico e dá um charme todo especial. Eles nos lembram aquelas construções de campo rodeadas de jardins floridos: uma sensação de fim de semana no campo. Sem contar a proteção do sol, que, com certeza, nos proporciona uma sombra ao ar livre.

Uma casa tropical com sombra e ventilação natural é sinônimo máximo daquela frase maravilhosa: “Vida longa e, sempre que der, sombra e água fresca.”

ED0908_FISHER04_025

toldo-4

tarja-marcia-e-manu-muller-2017

Share
Enviado por: Redação

Os comentários estão fechados.