img_9173 img_9174 img_9175

Definição de uma forma espiralada: é uma curva que gira em torno de um eixo central. Essa forma foi a solução prática para alcançar alturas ocupando pouquíssimo espaço; foi assim que as escadas em caracol começaram a ser utilizadas. No início no século retrasado, essas escadas eram usadas em situações de trabalho, nas indústrias, na área de serviço, etc… Em casa, as escadas tradicionais eram as que apareciam em destaque; as em caracol serviam apenas para uso interno – eram práticas, mas pouco confortáveis e algumas, muito perigosas.

Demorou um pouco para aproveitarmos essa linda forma e usar o lado prático do pouco espaço com muita sofisticação. Dessa forma engajamos serviço, praticidade e luxo. Para desenhar uma escada em caracol, é preciso muita atenção para o tamanho dos degraus, para que, ao se aproximarem do centro, não fiquem pequenos demais, nem a altura entre os degraus deve ser igual a uma escada normal – apenas um pouco menor.

Nós, arquitetos, sabemos bem a importância de projetar uma escada apesar de mil fórmulas na Internet. Nada se compara ao olhar: preciso do espaço, a altura a ser vencida, assim como o partido e o volume arquitetônico que se busca. Nas escadas em caracol modernas, sua forma é o que mais se deseja valorizar. O corrimão, como um painel, expõe o espiral, e dessa forma o movimento lindo que a curva faz em torno do centro.

Uma concha em caracol espiral cortada ao meio nos encanta, com essa forma perfeita e poética. É impossível não reconhecer essa correspondência direta da nossa vida pratica com a natureza. Essa consciência se transforma em admiração, e passamos a valorizar completamente as formas da natureza nas soluções diárias da nossa vida.

A escada em caracol é um pequeno exemplo desse paralelo na nossa vida. Com as mais incríveis formas que a natureza nos oferece, uma escada em caracol, além de linda, pode ser confortável e o destaque de uma elegante casa contemporânea.

tarja-marcia-e-manu-muller-2017

Share
Enviado por: Redação

Os comentários estão fechados.